O que é DNS e como funciona?

O Domain Name System resolve os nomes de sites da Internet com os seus endereços IP subjacentes, adicionando eficiência e até mesmo segurança no processo.

O Domain Name System (DNS) é uma das bases da Internet, mas a maioria das pessoas fora da rede provavelmente não percebe que o usa todos os dias para fazer os seus trabalhos, verificar os seus e-mails ou perder tempo nos seus smartphones.

Basicamente, o DNS é um diretório de nomes que correspondem a números. Os números, neste caso, são endereços IP, que os computadores usam para se comunicarem entre si. A maioria das descrições de DNS usa a analogia de uma lista telefónica, o que é bom para pessoas com mais de 30 anos que sabem o que é uma lista telefónica.

Se você tem menos de 30 anos, pense no DNS como a lista de contactos do seu smartphone, que combina os nomes das pessoas com os seus números de telefone e endereços de e-mail. Em seguida, multiplique essa lista de contactos por todas as outras pessoas do planeta.

Como funcionam os servidores DNS

O diretório DNS que combina o nome com os números não estão localizados em um único lugar em algum canto escuro da Internet. Com  mais de 332 milhões de nomes de domínio listados no final de 2017, um único diretório seria realmente muito grande. Assim como a própria Internet, o diretório é distribuído ao redor do mundo, armazenado em servidores de nomes de domínio (geralmente chamados de servidores DNS, para abreviar) que se comunicam entre si regularmente para fornecer atualizações e redundâncias.

Servidores DNS autorizados vs. servidores DNS recursivos

Quando o seu computador deseja encontrar o endereço IP associado a um nome de domínio, ele primeiro faz a sua solicitação a um servidor DNS recursivo, também conhecido como resolvedor recursivo. Um resolvedor recursivo é um servidor que geralmente é operado por um ISP ou outro provedor caraterizado e sabe quais outros servidores DNS precisa solicitar para resolver o nome de um site com o seu endereço IP. Os servidores que realmente possuem as informações necessárias são chamados de servidores DNS autorizados.

Servidores DNS e endereços IP

Cada domínio pode corresponder a mais de um endereço IP. Na verdade, alguns sites têm centenas ou mais endereços IP que correspondem a um único nome de domínio. Por exemplo, o servidor que o seu computador acessa para  www.google.com  é provavelmente completamente diferente do servidor que alguém em outro país acessaria digitando o mesmo nome de site no navegador.

Outra razão para a natureza distribuída do diretório é a quantidade de tempo que você levaria para obter uma resposta quando estivesse procurando por um site se houvesse apenas um local para o diretório, compartilhado entre milhões, provavelmente bilhões, de pessoas também procurando informações em simultâneo Essa é uma longa fila para usar a lista telefónica.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x