Tudo o que você pensou que fez certo para a segurança está em risco?

Ainda pode ser o início da computação quântica, mas houve um progresso significativo recentemente. O que isso significa para os dados criptografados ‘inquebráveis’ de hoje?

Quase todos os sistemas digitais em uso hoje são protegidos por sistemas baseados em algoritmos criptográficos padronizados (por exemplo, RSA, ECC, AES) que “embaralham” os dados, a menos que você tenha as chaves de criptografia, eles não podem ser lidos. Isso é verdadeiro para dados criptografados em repouso em um banco de dados, bem como para dados criptografados sendo movidos em uma operação de rede. Ele também é amplamente usado na autenticação de usuários e dispositivos. Quase todas as redes, com ou sem fio, têm alguma forma de criptografia no seu núcleo (por exemplo, IPsec, SSL, WPA). Além disso, a criptografia está no centro dos sistemas financeiros, como pagamentos eletrônicos e autorizações de cartão de crédito, é crítica para assinaturas digitais e sistemas encripto-financeiros, é usada para proteger registos de saúde, sistemas governamentais e militares e até mesmo em aplicativos de e-mail e média social.

Com o passar dos anos, as soluções de criptografia tornaram-se mais seguras à medida que processadores mais rápidos nos permitiram aumentar o número de bits empregados no processo. A teoria é que, se você tiver bits suficientes (digamos 128 ou 256), um computador típico levará décadas para quebrar as chaves de segurança com força bruta e descodificar os dados. Mas isso pressupõe o uso do computador digital típico de hoje. As novas arquiteturas de computação baseadas na computação quântica são muito diferentes na forma como calculam com base em estados probabilísticos versus uns e zeros específicos em um computador tradicional. Isso dá a eles a capacidade de processar conjuntos de dados muito grandes e fazer computação paralela maciça com muita eficiência. Isso muda o jogo para coisas como simulações e previsões. E afeta especialmente a segurança da criptografia. Como um resultado.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x